SOBRE O LIVRO

Porto Alegre na palma da mão: a evolução urbana da cidade para quem (ainda) não é urbanista, é um livro infantil que pretende ajudar as crianças a conhecer a história da cidade e assim despertar o amor e o interesse por Porto Alegre.

Inspirado pela infinita curiosidade de um guri e os inúmeros passeios feitos com seu cão pelo centro histórico, o livro conta como nasceu e cresceu a cidade de Porto Alegre.

Para contar a história da evolução urbana de Porto Alegre para seus pequenos habitantes e desvendar parte de seus muitos mistérios, o livro foi elaborado com um texto simples, muitos desenhos e mapas para que as crianças possam ver a cidade sob seu próprio olhar, compreender seus significados e perceber que elas podem descobrir muito num simples passeio.

As lembranças das imagens do passado, contribuem muito para o nosso acervo cultural e nos torna mais aptos para o futuro, por isso precisamos que as crianças (e os adultos que elas vierem a ser) as compreendam e as defendam.

Associando fatos históricos ao local onde aconteceram e abordando os vários tempos pelos quais a cidade passou se compreende muito da Porto Alegre que temos hoje. Saber o quanto uma rua se transformou, e até que teve outros nomes ao longo do tempo, é fundamental e também muito divertido.

A cidade vai se tornando, de uma forma leve e divertida, objeto de interesse e de conhecimento para os pequenos e também para os que os acompanharem nessa aventura. A ideia é que todos, possam, de uma maneira simples, conhecer a nossa história, redescobrir nosso centro e os muitos segredos que ele tem para contar, se pararmos para ouvir com atenção.

Vamos juntos levar a história de Porto Alegre para a gurizada que será a dona da cidade no futuro e assim eles vão entender que não é de hoje que Porto Alegre é demais!

 

 PORQUE EVOLUÇÃO URBANA PARA CRIANÇAS?

 

O olhar comprometido com as cidades e os centros históricos é fundamental para que tenhamos uma nova geração que valorize, proteja e ame nossas cidades. Para isso o primeiro passo é conhecer a história e os muitos porquês do nosso espaço urbano. E quanto mais cedo começar, melhor!

Assim a criança se tornará um cidadão com melhores condições de respeitar e participar da vida urbana de forma positiva.

A intenção é que, de forma lúdica, este trabalho sirva como uma sementinha da percepção do espaço em que a criança vive, e que esta semente cresça junto com o adulto que ela se tornará no futuro.

A visão da criança, apesar de distante das questões teóricas dos estudos acadêmicos e científicos, está relacionada com temas que são fundamentais como a origem do lugar, a população e a sociedade.

Nossos roteirinhos tem a intenção de levar às crianças as ruas e praças da cidade para que elas assimilem pouco a pouco os espaços e as histórias que construíram nosso presente. A cidade pode e deve se tornar objeto de interesse e de conhecimento, afinal são as nossas crianças que num futuro próximo cuidarão delas.

O LIVRO É MAIS DO QUE UM LIVRO

 

Porto Alegre na palma da mão vem numa luva que contém o livro propriamente dito, 9 mapas com os roteirinhos para conhecer a cidade e uma cartela de adesivos sobre espaços especiais.